Vantagens de ter um site rápido: Se você trabalha no ramo do comércio ou da prestação de serviços já deve ter percebido que uma das melhores e mais modernas técnicas de vendas e captação de clientes está ligada à internet e ao e-commerce.
O comércio feito de maneira online, porém é preciso ter um site rápido para conseguir alcançar seus clientes.
O aumento da concorrência e o desenvolvimento industrial levaram à alteração das relações humanas, não só em âmbito íntimo e pessoal, mas também comerciais, de forma que a empresa e/ou prestador de serviços que deseja se manter em destaque e captar o maior número de clientes deve avaliar investir no e-commerce.
Entretanto, a criação de site rápido, tão somente, não garante ingresso completo e de sucesso do indivíduo que tenha por objetivo alcançar maior público para suas vendas ou serviços, sendo necessário se atentar a alguns detalhes.
A apresentação do site ao cliente, a adaptação do site para dispositivos móveis (celulares e tablets) e navegação tradicional (computadores e notebooks), a disponibilização de informações de forma clara e o oferecimento de imagens de qualidade são apenas algumas das coisas que devem ser observadas.
Todas as necessidades acima citadas devem ser combinadas à rapidez no atendimento e no carregamento do site disponibilizado, pois a qualidade de cada um dos itens listados no parágrafo anterior isolados da agilidade podem se tornar medidas inócuas e que não resultem em bons resultados ao negócio oferecido.
É por isto que neste artigo iremos apresentar detalhadamente as vantagens de ter um site rápido.
Acompanhe-nos e conheça, na sequência, todos os benefícios que um site ágil poderá trazer ao seu negócio.
Como um site rápido pode afetar seu negócio?
São vários os fatores que atrelam o site rápido ao seu próprio sucesso e eles serão detalhados a seguir.
1. Ranqueamento no Google
O Google possui um algoritmo que leva em conta a velocidade do site, dentre os outros elementos por ele analisados ao fazer o ranqueamento de sites, ou seja, no destaque deles na lista de resultados de uma determinada busca.
Por isso é uma das vantagens de ter um site rápido.
A velocidade de um site influencia mais nas pesquisas feitas através de dispositivos móveis, em que aparecem observações cujo um texto indica que o resultado do site apresentado é lento.
Isto ocorre pelo fato da internet presente na maioria dos celulares ser mais lenta que a usual, feita por dispositivos fixos.
Uma vez que o uso de dispositivos móveis para acesso à internet, não só para uso de GPS, música, redes sociais, mas também para buscas e compras online, é cada vez mais intenso, investir na velocidade de seu site é algo muito inteligente em termos de estratégia de alcance de público e vendas.
2. Tráfego
A melhora no posicionamento em buscas feitas por dispositivos móveis é importante, mas isto não é suficiente para o bom desempenho de seu site, que para garantir o máximo de aproveitamento deve garantir que inúmeros usuários visitem seu site e interajam com ele simultaneamente.
A velocidade de um site é diretamente proporcional ao desempenho dele, garantindo aumento no número de visitas e deixa de contar com a paciência do usuário que a um primeiro momento se interessou pelo seu produto ou serviço, mas em razão da demora para acessar maiores informações ou concluir uma compra se cansou pela demora do carregamento de dados e desistiu da ação.
Estima-se que uma diferença de apenas 250 milissegundos, ou seja, de um quarto de segundo entre o carregamento de um site ou outro que entreguem o mesmo tipo de serviços ou produtos pode definir a escolha do consumidor, o que se dá, em muito, pela modernidade e seu imediatismo intrínseco.
3. Taxa de conversão
A conversão é a métrica mais importante no que diz respeito ao marketing comércio online, pois corresponde ao número de interações geradas entre usuários e o site, o que pode ser concernente ao atendimento, como dúvidas e assistência técnica, ou à compra/contratação do serviço.
Estas conversões dependem, essencialmente, da velocidade oferecida pelo site enquanto as operações de venda ou de registro e resposta da dúvida são oferecidas. Logo, um site rápido tende a ter uma taxa de conversão muito maior do que os demais sites.
4. Satisfação do público
A satisfação do público está intimamente ligada à rapidez com que realiza as operações desejadas em um site, sejam com a intenção de conhecimento, ou retirada de dúvidas, negociação ou realização da compra, o que também está atrelado à burocracia da página.
Tenha em mente que enquanto um possível cliente tira dúvidas em seu site ou tenta uma negociação ele também o está fazendo com seus concorrentes e a agilidade neste caso é essencial.
Uma forma de mensurar a qualidade da velocidade de seu site é realizar uma pesquisa de satisfação tanto com os usuários que já buscaram respostas às suas dúvidas quanto os que se tornaram efetivamente clientes, o que pode ser feito por meio de e-mail ou ações em redes sociais, pois o tempo necessário é regido, basicamente, pelo público e sua demanda.
5. Redução dos custos
Por fim, saiba que além de possuir todas as vantagens acima listadas o site rápido possui a capacidade de influir diretamente na geração de lucros da empresa que o detém.
Algumas formas de aumento da velocidade do site são a otimização do uso dos recursos do servidor utilizado, a diminuição da quantidade de processamento para suportar das páginas, e o controle do número de imagens e vídeos nela existentes.
Isso, em certo prazo temporal, permite que a capacidade do servidor seja limitada e seu valor diminuído.
Com todos os dados apontados anteriormente, é possível perceber a importância de ter um site rápido, visto que ele pode causar impactos positivos, se for executado da forma correta, porém os impactos negativos são bem maiores para o seu negócio, se a importância necessária não for dada.
A experiência do usuário é um dos principais pontos que precisam ser citados, pois um cliente que teve uma experiência ruim de compra, nunca mais retorna e principalmente não indica a compra naquele site, criando assim uma corrente negativa, algo que nenhum negócio deseja.
Por isso, invista em um site rápido, otimizado e com os cuidados necessários com conteúdo e layout, para que seu cliente tenha uma ótima experiência ao acessar o seu site.
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