SEO para Imobiliária: Preparamos um artigo cheio de informações para você melhorar o alcance orgânico da sua imobiliária no Google.
A internet e a tecnologia geraram grandes oportunidades para todos os tipos de negócios no mercado, principalmente porque as pessoas estão constantemente conectadas e dispostas a encontrarem tudo o que precisam na rede.
Essa realidade tem se estendido também para as imobiliárias e incorporadoras de construção, criando-se um site para que as pessoas possam visualizar os apartamentos e casas prontas ou em construção, sem precisar sair de casa.
Se você trabalha no ramo imobiliário e deseja ingressar no mundo virtual, confira as dicas exclusivas para fazer o seu site bombar!
Índice do conteúdo:
ToggleA influência da internet em qualquer empreendimento
Como mencionamos acima, as pessoas estão conectadas constantemente, a fim de buscarem informação, entretenimento, um produto ou serviço para comprar.
Essa é a oportunidade de ouro das empresas, aproveitando o engajamento e a procura das pessoas para promover o seu negócio.
Mas, como colocar o empreendimento na internet de forma assertiva e correta?
A tendência é que todos os empreendimentos sejam convertidos para a internet, onde as pessoas conseguirão encontrar os produtos e serviços disponíveis na internet.
Para começar a obter maior visibilidade de um negócio imobiliário na internet, é preciso considerar alguns fatores como você pode ver a seguir.
- Em quais mídias a sua empresa já está: rede social, site ou loja virtual;
- Qual é o número de buscas na internet sobre casas à venda, para alugar ou construção de imóveis?
- Quantos imóveis da empresa precisam de mais visualizações?
Observando-se esses detalhes, é possível assim trilhar o caminho rumo à total divulgação do negócio imobiliário na internet.
O que é marketing digital no ramo imobiliário?
É a forma de fazer propaganda e divulgação de um negócio na internet, abrangendo todas as mídias disponíveis a fim de alcançar os clientes.
O marketing digital no ramo imobiliário tem crescido muito nos últimos anos e a tendência é só melhorar, pois a maioria das pessoas está procurando por algum imóvel para alugar, comprar ou construir em um terreno.
Por que devo anunciar a minha empresa de imóveis na internet?
Após seguir as primeiras dicas que citamos acima, é hora de traçar um objetivo concreto para o aumento de buscas e visualizações da empresa na internet:
- Aumentar as vendas dos imóveis (casas, apartamentos e terrenos) da empresa;
- Estar pronto para competir com a concorrência;
- Acompanhar os resultados e evoluções da busca em tempo real;
- Entender quais são as necessidades da sua audiência;
- Otimizar os custos da empresa e ganhar mais visibilidade na internet;
- Atrair novos clientes e parceiros de negócios;
- Entender como funciona o mercado imobiliário.
Engana-se quem pensa que o marketing digital não se engloba as empresas de imóveis, pois qualquer empreendimento independentemente do seu tamanho, deve fortalecer a sua marca e empresa pela internet.
Além do setor imobiliário ser, imensamente, procurado todos os meses do ano (em maior ou menor demanda), as empresas devem estar disponíveis para o cliente encontrar o que está buscando.
Em qual tipo de mídia investir?
De preferência para todas, pois quanto mais a empresa ganhar visualizações, maior será o seu sucesso na internet. Vamos conhecer algumas delas:
- Redes sociais: Linkedin, Instagram, Facebook, WhatsApp;
- Site próprio da empresa;
- Páginas de venda;
- Loja virtual;
- E-mail marketing.
Escolhi criar um site para minha imobiliária: por onde começar?
Essa é uma excelente escolha! Mas, para reforçar ainda mais o engajamento da empresa na internet, pode-se optar também por criar contas comerciais nas redes sociais, WhatsApp e enviar e-mails aos clientes.
- Defina qual será o nome do site;
- Escolha uma empresa confiável para fazer a criação do seu site, do domínio e da hospedagem, veja aqui como criar o seu de forma segura e rápida;
- Inclua a missão, visão e os valores da empresa em uma aba específica no site;
- O site precisa ser funcional, fácil de navegar e acessar, bem como ter um visual bonito e moderno.
As fotos dos imóveis colocadas no site devem ter excelente resolução, contendo todas as informações disponíveis aos clientes, por exemplo:
- Descrições dos imóveis, quantos cômodos, banheiros, áreas de lazer, e outros diferenciais;
- Preços dos imóveis (para alugar e comprar);
- Telefones de contato da empresa, e-mails, redes sociais, etc.;
- Todas as fotos dos imóveis devem estar também nas redes sociais da empresa.
SEO e as estratégias para a otimização da sua empresa
O SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca) é basicamente a principal estratégia que o Google utiliza para buscar as informações digitadas pelo usuário.
Quando alguém pesquisa um termo específico no Google, por exemplo, o termo casas à venda na cidade X, serão apresentados vários resultados relacionados a essa pesquisa.
Geralmente, as pessoas não passam da segunda página de pesquisa na internet, ou seja, se elas não encontrarem o que desejam na primeira tentativa, provavelmente buscarão outro termo, palavra-chave ou diretamente o site de uma determinada empresa.
Por isso, se uma imobiliária não possui um site e um blog consistente e otimizado na internet, certamente não será facilmente encontrada pelos seus clientes.
Como funciona o SEO para Imobiliária?
Cada imobiliária deve fazer uma pesquisa rápida na internet sobre os termos relacionados a imóveis que as pessoas têm buscado. Vamos citar alguns exemplos:
- Casas para alugar
- Casas para comprar
- Casas para comprar barato
- Casas à venda
- Terrenos para comprar
- Casa com três quartos para alugar barata
- Cozinha grande
- Casas bonitas
- Casas luxuosas
- Casas futuristas
- Casas na praia
- Casas à beira-mar
- Casas de X reais para alugar
Tomando-se por base esses termos, fica muito mais fácil criar os anúncios das casas para alugar e vender, incluindo os terrenos.
Esses termos ou palavras-chave devem ser incluídas sempre que possível, tanto nas redes sociais, como no site da empresa e no e-mail marketing.
Assim, toda vez que alguém pesquisar um termo na internet relacionado aos temas imobiliários, as chances de o Google apresentar os resultados da empresa ao usuário serão enormes.
Vamos listar as 9 estratégias para dominar de vez a busca na internet
- Entender de vez como o Google funciona nas buscas;
- Não subestimar o ranqueamento do Google, deve-se sempre apostar em termos coerentes, sem repetições excessivas e de acordo com o tema da empresa;
- Apresentar sempre um conteúdo de alta qualidade no seu site;
- Manter a segurança de navegação em seu site, evitando penalizações do Google e que sejam prejudiciais à empresa;
- O site deve ser totalmente responsivo, fácil para navegar tanto no celular, como no notebook, computador, tablet, etc.;
- É importante também que o site tenha uma alta velocidade de carregamento, evitando que as pessoas abandonem a página em poucos minutos;
- Os sites imobiliários devem ser fáceis de navegar, com abas bem fixadas, telefones de contato visíveis e formulários de contato;
- Investir na criação de sites é o mesmo que investir na empresa;
- O site deve ter um bom suporte técnico sempre que precisar de atualizações ou caso aconteça algum erro.
É importante manter sempre a padronização e estilo das cores escolhidas para o site da empresa, bem como nas redes sociais, para não haver uma confusão na cabeça do cliente e ele sempre conseguir associar as cores, a marca e o logotipo da sua imobiliária.
Os profissionais que trabalham com redes sociais e na internet, devem sempre se atualizar, estando por dentro de todas as necessidades e termos mais buscados na internet sobre imobiliária e afins isso é marketing imobiliário.
Organizando a equipe estratégica de vendas da empresa
Agora que já sabemos como criar um site, investir em conteúdo na internet e assim conseguir mais clientes, é hora de preparar o time de marketing da empresa, para que estejam prontos para atender os clientes, monitorar as redes sociais e alimentá-las com conteúdo continuamente.
1 – Time administrativo: são aqueles profissionais que estão responsáveis pela parte financeira, burocrática da empresa;
2 – Time de criação de conteúdo: podemos incluir o social media, redatores, publicitários;
3 – Corretores: são os profissionais responsáveis por fazer as visitas presenciais nas casas, apartamentos e terrenos da empresa, bem como ajudar a criar o espaço virtual das casas. Esses colaboradores devem ter as devidas credenciais do CRECI.
Os corretores devem também ter uma sensibilidade na hora de apresentar os imóveis, sentindo a necessidade de cada cliente e assim oferecendo um imóvel que realmente lhe agrade.
4 – Time de Tecnologia da Informação (TI): são os profissionais responsáveis por montar a estrutura do site da empresa, suporte técnico, gestão de informações, acessos das mídias sociais da imobiliária, entre outros.
5 – Alinhamento com o empregador da empresa: todos os setores da empresa são importantes, mas eles devem estar alinhados com o objetivo e meta do empregador, que nesse caso é o dono da imobiliária.
Ter uma imobiliária não é difícil, mas é preciso muita pesquisa antes de abrir a empresa para que tudo corra bem e consiga muitos clientes.
O que os clientes mais buscam em um imóvel?
Depende da região onde os clientes moram, pois em alguns lugares do Brasil como faz muito calor, os moradores preferem casas mais arejadas, próximas da praia, feitas com material mais leve e que permita a passagem do ar.
Já na região Sudeste do país, as pessoas preferem casas mais intimistas, sem abrirem mão do conforto e luxo, mas prezando pela segurança do imóvel.
– As casas disponíveis para alugar ou vender precisam estar sempre limpas, reformadas e bem apresentáveis.
– A imobiliária pode disponibilizar um time próprio que seja responsável pela reforma dos próprios imóveis.
– Deve-se sempre optar por diferentes tipos de imóveis, de todos os tamanhos e preços de aluguel ou para a venda.
– Para as mulheres, por exemplo, o que pode chamar mais a atenção em um imóvel é a cozinha ser grande, a área de lazer, o quarto com suíte do casal ou espaço para os filhos brincarem.
– Os homens podem preferir uma garagem grande para guardar o carro ou uma área de lazer bem estruturada para receber os amigos.
– Os banheiros devem estar sempre bem-acabados, a cozinha espaçosa e a área de lazer com piscina ou churrasqueira com certeza atrai a atenção dos clientes.
E se os clientes não gostarem dos imóveis apresentados no site?
Essa é uma situação bem comum que a maioria das empresas passam.
O que deve ser feito é sempre deixar disponível no site um formulário para que eles coloquem a sua opinião sobre um determinado imóvel, por exemplo:
- O que você achou do nosso site?
- Como podemos te ajudar?
- Fale com um de nossos corretores ou atendentes on-line agora!
- Prefere contato com você via e-mail ou WhatsApp?
- Já vai embora do site? Veja o conteúdo que preparamos para você!
- Clique aqui e veja uma oferta exclusiva de casas em Ilhabela!
- Conte-nos o que você não gostou do site e como podemos melhorar?
- Sentimos muito que você não se interessou por nenhum de nossos imóveis, poderia nos ajudar a encontrar o melhor imóvel para você?
- Qual a faixa de preços de aluguel que você está buscando?
- Conheça as vantagens de se alugar um imóvel com a gente!
- Essa bela casa está disponível no site por tempo limitado!
- Podemos te ajudar a encontrar o seu imóvel?
Essas perguntas (que não precisam estar todas no site, apenas as mais coerentes com a sua empresa) trazem o cliente para mais perto, aumentando as chances de ele alugar ou comprar um imóvel na sua empresa.
Rapidez no atendimento, eficiência e humanidade na lida diária com os clientes
As pessoas querem um site responsivo e funcional, mas também querem um atendimento humano, alguém que as entenda, saiba o que elas estão procurando e possa de fato ajudá-las.
É certo que existe muita concorrência no mercado imobiliário, mas há espaço para todos. Traçando uma boa estratégia de venda, divulgação online e presencial, não tem erro!
A sua imobiliária irá decolar e atrair muito mais clientes do que você imaginava!
Ninguém gostaria de ser tratado com aspereza por um atendente em uma empresa, por isso a parte de atendimento também deve ser padronizada e totalmente preparada para servir ao cliente da melhor forma possível, hoje e sempre, de dia ou de noite.